Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Resultados

Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2017, 14h14 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 12h43 | Acessos: 15155

Os resultados obtidos podem ser observados em www.mapa.turismo.gov.br e indicam para o Mapa do Turismo Brasileiro:

  • 44 municípios na Categoria A, que representa as capitais e os municípios com maior fluxo turístico, maior número estabelecimentos, empregos e arrecadação de impostos federais no setor de hospedagem;
  • 165 municípios na Categoria B;
  • 286 municípios na Categoria C;
  • 954 municípios na Categoria D;
  • 271 municípios na Categoria E, que representa os municípios que zeraram as cinco variáveis

* (dados atualizados em 26-04-2023).

Por que meu município mudou de categoria na atualização?

De acordo com a metodologia de análise de cluster, os municípios que possuem médias semelhantes – nas cinco variáveis analisadas – são reunidos em uma mesma categoria. Todos os 5.570 municípios brasileiros foram analisados e por esse motivo os valores médios das categorias mudaram na última atualização, fazendo com que alguns municípios fossem “puxados” para cima ou para baixo na avaliação.

Ressalta-se que todas as capitais estão na Categoria A e que os municípios que possuem 0 (zero) nas cinco variáveis são agrupados na Categoria “E”. Portanto, o município categorizado como “E” que queira alterar sua categoria para “D” deve trabalhar para formalizar seus meios de hospedagem e incrementar o fluxo de turistas em sua localidade, para que seus dados não apareçam zerados nas pesquisas utilizadas pela Categorização e tenha sua categoria atualizada para “D”.

Vale ressaltar que a categorização é um processo dinâmico e perene que, assim como o Mapa do Turismo Brasileiro, é atualizado e aperfeiçoado periodicamente. O MTur entende que, como qualquer metodologia, a categorização é passível de críticas e de aperfeiçoamentos, que virão com o tempo, com as contribuições de todos, inclusive no sentido de melhorar os dados hoje disponíveis nacionalmente.

Acesse os dados da Categorização 2019:

registrado em:
Fim do conteúdo da página