Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encontro de interlocutores do Programa de Regionalização é tema de reunião
Início do conteúdo da página

Encontro de interlocutores do Programa de Regionalização é tema de reunião

 Audiência entre representantes do MTur e do governo do Espírito Santo reforçou a importância do diálogo para o atendimento de demandas

  • Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 12h53
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2017, 20h02
  • Acessos: 2308

 

O 28° Encontro Nacional dos Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo, que ocorrerá em outubro, em Vitória (ES), foi o assunto de reunião no último dia 18, em Brasília, entre o coordenador-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Ministério do Turismo, Leonardo Riul, e a interlocutora do programa no Espírito Santo, Carolina Souza.

O evento, realizado duas vezes por ano, conta com a participação de representantes de todas as Unidades da Federação (UFs), que debatem políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo nacional e o fortalecimento das instâncias de governança do setor.

Na reunião, a interlocutora capixaba enalteceu benefícios do Programa de Regionalização e expôs o novo desenho do estado no Mapa do Turismo Brasileiro. A ferramenta, que se encontra em processo de revisão pelo MTur, norteia estratégias de atuação do órgão em todo o país.

O coordenador Leonardo Riul destacou a importância dos interlocutores para o encaminhamento de solicitações na área. “Os interlocutores têm um papel fundamental para o ministério, pois são eles que nos trazem as demandas de estados e municípios. Podemos considerar que são os porta-vozes entre as demandas locais e o governo federal”, definiu.

No último encontro nacional dos interlocutores do programa, realizado em maio no MTur, técnicos do órgão expuseram ações que visam à preparação de destinos para o turismo. Entre elas, a atração de investimentos, a concessão de crédito por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e do Prodetur Nacional, a formatação de produtos na área e a elaboração de planos de marketing.

DIÁLOGO - A regionalização do turismo, prevista na lei 11.771/2008, permite a troca de informações entre municípios do país. A iniciativa favorece a criação de uma Rede Nacional, com o envolvimento de interlocutores estaduais, regionais e municipais, de forma a trabalhar a convergência de iniciativas adotadas no setor.

registrado em:
Fim do conteúdo da página