O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) fechou o ciclo de encontros regionais com a realização do IX Fórum Regional de Turismo da Região do Domo do Araguainha na manhã desta sexta-feira (02) na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Focado na importância do turismo como instrumento de geração de emprego e renda, cerca de 150 pessoas participaram o evento que reuniu representantes de oito municípios da região Sudeste.

Encarado como uma oportunidade para trocar experiência, intensificar o diálogo e propor novas ideias para o desenvolvimento do turismo, o Fórum do Turismo contou com apresentações culturais e exposição do artesanato local ao receber autoridades de Araguainha, Ponte Branca, Torixoréu, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Guiratinga e Tesouro. Os representantes de cada município discursaram sobre a importância do diálogo para o desenvolvimento do turismo na região. Porém, reforçaram a necessidade de recursos do Governo Federal e do Governo de Mato Grosso para garantir infraestrutura para atender os turistas.

Em uma rápida abordagem com o tema “Mapa do Turismo, Categorização e Programas abertos dentro do M-Tur”, o coordenador geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Ministério do Turismo, Leonardo Ruil, trouxe informações sobre procedimentos para os municípios cadastrar projetos e obter recursos junto ao Ministério do Turismo. “Faremos de tudo para viabilizar tudo que for possível dentro do Ministério do Turismo”, garantiu.

O agente técnico da Coordenadoria de Estruturação e Qualificação de Turismo, Geraldo Donizeti Lúcio, especialista em turismo rural e Interlocutor Estadual da Regionalização do Turismo ressaltou a importância da união dos municípios para o desenvolvimento do turismo na região. “O turismo somos todos nós. Precisamos nos unir para que o turismo cresça. Estamos nessa junção de esforços em nome desta ferramenta extraordinária para o desenvolvimento da economia e geração de emprego”, ressaltou.

O prefeito Gustavo Melo (PSB), anfitrião do evento, destacou o papel do Conselho Municipal de Turismo nas discussões de fomento ao turismo em Alto Araguaia, principalmente por conta da particularidade do município, que se destaca por suas cachoeiras, praias, corredeiras, saltos no Rio Araguaia e ainda os córregos Boiadeiro e Gordura.

“A maior indústria do mundo é o turismo. O fomento a esta área é uma saída para os municípios implementarem a renda, mas precisa de investimentos para alavancar. É neste sentido que nos reunimos para discutir o turismo e buscar o desenvolvimento da atividade em nossa cidade e região”, disse o prefeito Gustavo Melo.

O IX Fórum Regional de Turismo da Região do Domo do Araguainha marcou a união entre prefeitos, vereadores e sociedade civil organizada para o desenvolvimento do turismo na região. Ao final do encontro, foram entregues aos representantes do Ministério do Turismo e do Governo do Estado as atas de todos os fóruns realizados em cada município.

Para marcar o encerramento, uma palestra com o publicitário Ruy Souza Ojeda abordou os aspectos e particularidades do Domo do Araguainha. Após o almoço, os participantes do Fórum Regional de Turismo visitaram o Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa e a orla às margens do Rio Araguaia.