Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Interlocutores estaduais do Turismo se reúnem em Manaus
Início do conteúdo da página

Interlocutores estaduais do Turismo se reúnem em Manaus

Encontro busca reforçar o diálogo entre o MTur e todas as unidades da Federação com vistas ao desenvolvimento regional do setor

  • Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 08h30
  • Última atualização em Terça, 08 de Maio de 2018, 13h30
  • Acessos: 1507
 Por André Martins

07 05 18 Manaus2 MarioOliveira
Teatro Amazonas, Manaus (AM). Crédito: Mário Oliveira/banco de imagens MTur Destinos 

Manaus (AM) será palco nesta semana da 29º Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), organizada pelo Ministério do Turismo. O objetivo é aprimorar a articulação com as 27 Unidades da Federação e promover o intercâmbio de atividades, como a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, a categorização de municípios, a criação de conselhos municipais de Turismo e o fortalecimento das instâncias de governança regionais. Clique aqui e confira a programação. 

Construído a partir de oficinas participativas, o PRT define diretrizes para orientar sua implementação, tendo como metas a estruturação de destinos, a qualificação e a diversificação da oferta turística do país. O diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Cóser, aponta benefícios do evento. “Tudo o que a gente decide são os interlocutores que aplicam nos estados. A regionalização é, inclusive, uma política pública elogiada pelo TCU e o Senado Federal”, ressalta.

O encontro é promovido em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), que apresentará dados a respeito do segmento no estado. O presidente da AmazonasTur, Orsine Junior, comemora a escolha de Manaus como sede da reunião. “Estamos felizes por, mais uma vez, estarmos na rota de um evento importante do cenário nacional. Vamos estreitar ainda mais o relacionamento com o Ministério, além de ouvir experiências dos outros estados”, observa.

O evento, entre os dias 08 e 11 de maio, terá a participação de um representante da Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas do MTur, que vai explicar a metodologia da nova categorização de cidades do Mapa do Turismo Brasileiro 2017. Instituído no âmbito do Programa de Regionalização, o Mapa orienta a atuação do Ministério na organização de políticas públicas prioritárias. A edição de 2017 do documento, revisado a cada dois anos, reúne 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas.

As cidades que integram a ferramenta foram indicadas por órgãos estaduais de Turismo, em conjunto com instâncias de governança regional, a partir de critérios estabelecidos de forma colaborativa com o MTur. Os resultados da reunião de Manaus, que ocorrerá no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, vão nortear o desenvolvimento de ações no setor nos próximos dois anos. Um novo encontro entre o grupo e técnicos do Ministério ocorrerá no segundo semestre de 2018.

PRT - Como parte da política estratégica que baliza o desenvolvimento turístico do país, o Programa de Regionalização resulta de um processo de planejamento iniciado em 2003, com foco na gestão descentralizada. Lançado no ano de 2004, o PRT passou por uma avaliação participativa em âmbito nacional, o que possibilitou sua reformulação. No ano seguinte, novas diretrizes foram instituídas pela Portaria MTur nº 105, de 16 de maio de 2013.

As atividades realizadas demonstram o papel articulador e de apoio do MTur a estados, municípios e suas regiões turísticas, a partir da convergência de iniciativas essenciais à execução da Política Nacional de Turismo. Os eixos estruturantes do PRT incluem ainda empreendedorismo, infraestrutura, posicionamento de mercado, captação de investimentos, qualificação profissional e informação a visitantes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página