Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Representantes do Turismo de toda Paraíba se reúnem nesta terça-feira (24) em evento no Centro de Convenções
Início do conteúdo da página

Representantes do Turismo de toda Paraíba se reúnem nesta terça-feira (24) em evento no Centro de Convenções

  • Publicado: Quarta, 25 de Julho de 2018, 17h18
  • Última atualização em Quarta, 25 de Julho de 2018, 17h19
  • Acessos: 1998
 
Centro de Convencoes de Joao Pessoa imagem Secom PB

Por Ana Célia Macedo

Com a finalidade de capacitar e preparar todos os Municípios da Paraíba por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), para atualização do Mapa do Turismo do Estado e consequentemente para o Mapa do Turismo brasileiro, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado (Setde), realiza nesta terça-feira (24), no Centro de Convenções em João Pessoa, o evento “Paraíba de Oportunidades”, que conta com palestras da representante do Ministério do Turismo (MTur) e coordenadora do PRT, Ana Carla Fernandes e também busca alinhar o diálogo sobre as atividades desenvolvidas pelo Ministério do Turismo inseridas no PRT, no Prodetur + Turismo, bem como ordenar a construção coletiva de um Plano de Ação para o desenvolvimento turístico dos Municípios

Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento do Estado, Zenildo Oliveira, o Paraíba de Oportunidades, é um evento importante para todo o Estado, por isso a preocupação em trazer uma representação de relevância vinda do MTur. “A participação da Ana Carla Fernandes, referência quando se fala no PRT, é fundamental para o sucesso deste evento. Agradeço ao ministro Vinícius Lummertz por te-la liberado”, revelou.

Ainda segundo o secretário, a partir de 2019 só poderão obter recursos vindos do MTur, quem estiver de acordo com o Mapa, capacitado e habilitado dentro dessa nova visão do Turismo nacional. “Estamos dando um passo, para estruturar todos os Municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo da Paraíba”, concluiu.

Sobre o Evento, a coordenadora do PRT destaca, “Esse contato mais próximo e direto possibilita retratar e esclarecer a importância do PRT junto a todas as ações do MTur, mostrando a importância de se avançar com o Programa em todas as Unidades Federativas. Esse contato, por meio do Evento, contribui ainda para esclarecimentos de dúvidas sobre a importância do Mapa do Turismo Brasileiro como ferramenta de gestão, dos apoios, marcos legais, projetos e programas direcionados para os municípios e de todo esse processo que tem como foco o desenvolvimento do Turismo numa região”.

Ana Carla Fernandes destaca ainda que fortalecer a importância da gestão descentralizada do turismo, bem como dos trabalhos das Redes de Interlocutores Estadual, Regional e Municipal faz parte do trabalho de apoio que o MTur vem dando junto aos Estados. “O PRT é parte da “Política Nacional do Turismo”e hoje primordial para que todos os Municípios, Regiões e Estados possam trabalhar o setor, conhecendo melhor a sua importância e o impacto que ele tem sobre a economia local, compreendendo que “todos os esforços devem ser desenvolvidos de maneira direta e democrática”, disse.

De acordo com a gerente da secretaria Executiva do Turismo do estado, Alessandra Lontra, o evento “Paraíba de Oportunidades” e a visita da coordenadora do PRT a Paraíba visa consolidar o Programa mais importante do MTur, que busca diretrizes políticas e operacionais para orientar o processo do desenvolvimento turístico. “Com foco na regionalização, cada município deve construir um ambiente democrático, harmônico e participativo entre poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade visando a autonomia e o desenvolvimento dos territórios, onde eles sejam capazes de planejar e decidir seu próprio futuro, observando a realidade e especificidade de cada local e respeitando os princípios básicos da sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional”, explicou.

Segue a programação “Paraíba de Oportunidades”

09h às 10h – Credenciamento
10h15 – Abertura – Composição da mesa
10h30 – Palestra sobre Políticas Públicas para o desenvolvimento do Turismo no Brasil
Tópicos que serão abordados:
– Diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo
– Mapa do Turismo Brasileiro importante ferramenta de gestão – – A importância da categorização
– Apoios e ações do Ministério do Turismo
Palestrante: Ana Carla Fernandes Moura, representante do Ministério do Turismo e Coordenadora do Programa de Regionalização do Turismo (PRT)
11h30 – Espaço para perguntas
12h – Intervalo para almoço (Não incluso)
14h – Palestra sobre o novo Prodetur + Turismo
Tópicos que serão abordados:
– Prodetur + Turismo, diretrizes, meios, poder público e privado – Selo Mais Turismo
Palestrante: Ana Carla Fernandes Moura, representante do Ministério do Turismo e Coordenadora do Programa de Regionalização do Turismo (PRT)
14h40 – Espaço para perguntas
15h – Apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba(Plades)
Palestrante: Dêlma Aquino, coordenadora do Núcleo de Arranjos Produtivos Locais da Paraíba
15h30 – Espaço para perguntas
15h45 – Intervalo para coffe-break
16h15 – Oficina para levantamento das potencialidades locais e plano de ação para preparar os municípios para a nova atualização do Mapa do Turismo da Paraíba que acontecerá em 2019.
17h – Encerramento

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página