Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Regionalização do turismo será tema de fórum em Goiás
Início do conteúdo da página

Regionalização do turismo será tema de fórum em Goiás

Evento vai reunir treze municípios da região turística Pegadas no Cerrado

  • Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 18h05
  • Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 18h05
  • Acessos: 1689

Por Geraldo Gurgel

09.04.2019 MiranteDoNavio Mineiros GO PabloRegino
Mirante do Navio em Mineiros (GO), no Parque Nacional das Emas. Foto: Pablo Regino/Banco de Imagens MTur Destinos

O Ministério do Turismo vai discutir o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) com representantes do setor de Viagens das cidades goianas de Serranópolis e Rio Verde nesta quarta (10) e quinta-feira (11), dentro da programação do Fórum Regional Pegadas No Cerrado. Os dois destinos integram a região turística Pegadas no Cerrado, que abrange treze municípios do sudoeste de Goiás, entre os quais estão também Mineiros e Chapadão do Céu, onde está localizado o Parque Nacional das Emas, patrimônio natural mundial da Unesco.

A coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, vai falar sobre a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e também sobre os mecanismos de apoio do MTur para o setor público e prestadores de serviços privados, como o Prodetur + Turismo e o Fungetur. Segundo Ana Carla, “somente municípios que integram o Mapa do Turismo poderão ter acesso a programas e recursos prioritários da Pasta para desenvolver o setor”.

Os critérios para a atualização do novo Mapa do Turismo Brasileiro, que será divulgado no segundo semestre, serão apresentados em parceria com o Coordenador do Núcleo de Estruturação de Destinos Turísticos da GoiásTur, Luciano Guimarães, interlocutor do PRT em Goiás. Também haverá atendimento individualizado para esclarecer demandas exclusivas, como recebimento de documentos, substituição ou inserção de representantes dos municípios, bem como aprovação e inclusão dos novos destinos que pleiteiam participar do Programa de Regionalização.

Serranópolis, destino rico em sítios arqueológicos e atrativos naturais, vai sediar a principal reunião da instância de governança da região que acaba de constituir uma associação para fortalecer o PRT. Segundo a presidente do Fórum Regional Pegadas no Cerrado, Marlene Azeredo, “o fórum será uma oportunidade para que os atuais destinos se mantenham no Mapa do Turismo Brasileiro e até possamos ampliar a nossa participação no turismo regional”, disse.

TECNOSHOW - Na quinta-feira (10), o evento será realizado em Rio Verde, principal destino da região, durante a Tecnoshow. A exposição tecnológica rural deverá atrair mais de 100 mil visitantes entre os dias 8 e 12 de abril. São 550 expositores, com projeção de R$ 2,5 bilhões em negócios. A exposição é uma extensa vitrine de tecnologias para o pequeno, médio ou grande produtor. Essa diversidade é uma das marcas da feira que, além de divulgar novas tecnologias, também movimenta o turismo de negócios.

09.04.2019 gastronomia GO PabloRegino
Gastronomia é um dos ativos do turismo em cada região do Brasil. Na imagem, a tradicional empada goiana. Foto: Pablo Regino/Banco de Imagens MTur Destinos

Edição: Vanessa Sampaio

registrado em:
Fim do conteúdo da página