Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MTur apresenta Prodetur+Turismo na Marcha dos Prefeitos
Início do conteúdo da página

MTur apresenta Prodetur+Turismo na Marcha dos Prefeitos

Mapa do Turismo Brasileiro também foi apresentado aos prefeitos e gestores municipais de turismo presentes no evento

  • Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 14h20
  • Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 14h20
  • Acessos: 2020

Por Geraldo Gurgel

10.04.2019 marcha 3
Coordenador-geral Eduardo Madeira apresentou programas e ações do MTur que levam desenvolvimento aos municípios. Foto: Geraldo Gurgel/MTur

Estratégias e parcerias em Turismo para o desenvolvimento econômico das cidades foram tema de debate realizado nesta quarta-feira (10), durante a Marcha dos Prefeitos a Brasília em Defesa dos Municípios. O coordenador-geral de Planejamento Territorial do Turismo do MTur, Eduardo Madeira, fez uma apresentação sobre as linhas de financiamento disponíveis para apoiar a estruturação dos destinos com projetos públicos de infraestrutura turística e financiamento de empreendimentos privados. Cerca de 300 prefeitos e gestores municipais de turismo participaram do evento.

Ele destacou que as linhas de crédito são destinadas aos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro. Os critérios para inclusão dos municípios no mapa são definidos pelo Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que norteia o desenvolvimento do turismo nas regiões turísticas de forma descentralizada, em parceria com os estados. “O Turismo é uma atividade que promove o desenvolvimento econômico, sociocultural e ambiental de forma sustentável, respeitando a diversidade regional, com geração de emprego e renda. Precisamos investir nisso”, disse Madeira.

Uma das opções de financiamento é o Prodetur+Turismo, que tem como agentes financeiros o Branco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Depois de uma análise técnica, o Ministério do Turismo avaliza os projetos com o Selo + Turismo e os proponentes negociam o empréstimo com o banco. Outra alternativa, voltada para pequenos empreendedores e prestadores de serviços turísticos, são os recursos do Fundo Geral do Turismo. O Fungetur é operado em parceria com os bancos e agências regionais de desenvolvimento.

Em um ano, o selo prioritário do MTur já concedeu prioridade à tramitação de 112 projetos, públicos e privados, de um total e 151 propostas encaminhadas para análise da Pasta. Os projetos somam R$ 5,2 bilhões e deverão beneficiar mais de 100 destinos turísticos em 20 estados. Além de infraestrutura turística, os eixos de atuação do programa também permitem a aplicação de recursos em gestão descentralizada do turismo; planejamento e posicionamento de mercado; qualificação profissional, dos serviços e da produção associada; empreendedorismo, capacitação e promoção de investimentos; informação ao turista; e promoção e apoio à comercialização, entre outros.

Também participaram do encontro, promovido pela Confederação Nacional de Municípios, o deputado federal Herculano Passos (SP), que presidente a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, e o presidente da Associação Brasileira das Cidades Históricas Turísticas, Márcio Nascimento. A Marcha dos Prefeitos a Brasília vai até quinta-feira (11). Na área de exposição, os participantes contam com um estande do MTur destinado ao atendimento das demandas dos municípios e informações sobre os programas da Pasta.

Edição: Vanessa Sampaio

registrado em:
Fim do conteúdo da página