Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conexão PRT+Integrado amplia interlocução entre regiões turísticas
Início do conteúdo da página

Conexão PRT+Integrado amplia interlocução entre regiões turísticas

Programa de Regionalização do Turismo lança ferramenta que conecta experiências vivenciadas em todo o Brasil 

  • Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 14h45
  • Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 14h45
  • Acessos: 2326

Por Geraldo Gurgel

16.07.2019 conexao prt integrado
Grupo de interlocutores se reuniu em Paracatu (MG) nesta terça-feira (16). Foto: Divulgação/MTur

A partir desta terça-feira (16), além das reuniões de integração proporcionadas pelo PRT + Integrado, as iniciativas decorrentes da troca de experiências e os resultados que o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) traz para a gestão e economia dos destinos também serão compartilhadas pelas pessoas que se beneficiam diretamente da atividade turística em diferentes regiões do Brasil. Com o Conexão PRT+Integrado, o Programa de Regionalização do Turismo passa a contar com mais integração e troca de experiências entre o MTur e interlocutores do PRT nos estados e entre os gestores das Instâncias de Governança Regionais (IGR´s).

página do PRT no portal do Ministério do Turismo já conta com depoimentos de gestores e de empreendedores que se beneficiaram das reuniões do PRT + Integrado em vários destinos que integram o Mapa do Turismo Brasileiro. Eles estão expondo em vídeos, que foram disponibilizados por estado, os resultados do desenvolvimento do turismo local. As experiências foram vivenciadas dentro do projeto PRT+Integrado, que é uma série de encontros que buscam aproximar políticas públicas federais, estaduais e municipais, criando um canal de interlocução e acompanhamento dos avanços do turismo nos destinos.

“Nosso objetivo é promover a integração, aprimorar o diálogo e ampliar a troca de experiências entre representantes do setor turístico de todo o país”, afirmou o secretário nacional de Estruturação do Turismo do MTur, Robson Napier. "Com o Conexão PRT+Integrado, a instrução de gestores cresce e fortalece a conexão, a parceria, a comunicação e a troca de experiências entre estudantes, líderes e profissionais do setor de diferentes cidades e regiões turísticas", avalia a coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do MTur, Ana Carla Fernandes Moura. Em todo o Brasil, 328 regiões turísticas agrupam 3.285 municípios. Ao acessar a página do PRT, o internauta se conecta com o país inteiro e assiste aos depoimentos sobre os resultados do Conexão PRT+Integrado em todo o Brasil. PARA COMPARTILHAR RESULTADOS DA SUA REGIÃO, ENCAMINHE O MATERIAL PARA  regionalizacao@turismo.gov.br.

O Conexão PRT+Integrado foi lançado em Paracatu (MG) nesta terça-feira (16), onde estão reunidos representantes dos 14 municípios do Circuito Turístico Noroeste das Gerais e Alto Parnaíba. Também participam do evento os gestores das regiões turísticas Ilhas e Lagos do São Francisco (PE), formada por 6 municípios; Pegadas do Cerrado (GO), com 13 cidades; e Grutas (MG), com 12 destinos. “Essa conexão entre as diferentes regiões mostra a importância da organização da atividade turística através do PRT para economia dos destinos”, disse Igor Araújo, gestor da IGR com sede em Paracatu e presidente da federação que reúne 600 municípios em 47 regiões turísticas de Minas Gerais. As regiões turísticas mineiras foram formalizadas como Circuitos Turísticos.

No encontro do PRT em Paracatu, os participantes também conheceram oportunidades proporcionadas pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento do turismo dos municípios e regiões turísticas de todo o País. São iniciativas que movimentam o setor com a geração de emprego, renda e impacto cultural, social e econômico nos destinos. As reuniões permitem o alinhamento de ações, a exemplo da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, além da divulgação de iniciativas de apoio aos setores público e privado, como obras de infraestrutura e o financiamento de projetos públicos e de empreendimentos privados através do Prodetur+Turismo e do Fungetur.

AGENDA PRT

Ainda este mês, o PRT+Integrado tem encontros regionais em Itararé, Piedade e Sorocaba, no estado de São Paulo. Em Itararé será realizado o 1º Fórum de Desenvolvimento Regional do Turismo, no dia 22 de julho, com a participação de 30 municípios de quatro regiões turísticas: Vale do Ribeira, Cânions, Angra Doce e Campos Gerais do Paraná. Já em Sorocaba e Piedade, nos dias 24 e 25, serão 35 municípios presentes no 3º Fórum de Desenvolvimento do Turismo da Região Metropolitana de Sorocaba, que abrange três regiões turísticas: Roteiro dos Bandeirantes, Altos de Paranapiacaba e História e Aventuras.

Edição: Vanessa Sampaio

registrado em:
Fim do conteúdo da página