Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MTur e gestores de turismo se reúnem para debater regionalização
Início do conteúdo da página

MTur e gestores de turismo se reúnem para debater regionalização

Em Brasília, encontro apresentou como os programas do Ministério do Turismo podem ajudar os destinos a se qualificarem

  • Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 14h20
  • Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 14h20
  • Acessos: 2056

Por Victor Maciel

 Prodetur + turismo 210819.jpeg

Reunião promoveu aproximação de representantes do MTur com interlocutores estaduais do setor turístico. Foto: divulgação.

Cerca de 100 pessoas, entre gestores e representantes do turismo das cinco regiões brasileiras, participaram nesta quarta-feira (21/08), em Brasília (DF), da 6ª reunião do Programa de Regionalização do Turismo (PRT + Integrado). O objetivo do encontro foi apresentar ações e programas vigentes do Ministério do Turismo, que podem apoiar os interlocutores estaduais do setor e os dirigentes das instâncias de governança turística (IRG’s) para o desenvolvimento da região.

O secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier, abriu o encontro e colocou a Pasta federal à disposição dos interlocutores para destravar os problemas que as regiões enfrentam. “Quem veio aqui hoje está interessado para que o turismo desenvolva na sua região. Então, proponho aqui, que cada estado nos apresente uma demanda de investimento e infraestrutura que seja mais importante hoje. Vamos fazer o que é melhor para a gente progredir”, finalizou.

A presidente da Instância de Governança do Polo Costa dos Coqueirais, em Sergipe, Cassandra Teodoro, parabenizou o Ministério do Turismo pela iniciativa. “A importância de estarmos no evento deste é conseguir entender o que o Ministério pode oferecer para a gente, e passarmos isso para os nossos companheiros de trabalho, para solidificar e fortalecer o destino turístico. O Ministério do Turismo está de parabéns por nos abrir as portas e nos fazer entender o trabalho que vocês fazem”.

Vindo diretamente de Mato Grosso, o presidente da Associação das Nascentes, João Ricardo, participou pela primeira vez do encontro e apontou a relevância da iniciativa. “Essa reunião é muito importante, porque estamos formalizando agora as instâncias e descobrindo um pouquinho mais de como funciona e como a gente pode crescer mais com o turismo na nossa região”.

Veja este e outros depoimentos no nosso twitter @MTur

Durante o encontro, foram discutidos temas como segurança turística, sustentabilidade e turismo responsável, além da regularização e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. O Cadastur e o Mapa do Turismo Brasileiro estão entre as ferramentas que orientam várias ações do MTur realizadas em parceria com estados e municípios. É o caso de repasses de recursos para obras de infraestrutura e de programas de financiamento de projetos públicos e privados, como o Prodetur + Turismo e o Fungetur, além de programas de qualificação e capacitação no turismo.

PRT +INTEGRADO – Lançado em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo é resultado de um processo de planejamento descentralizado e compartilhado. Ele é um programa estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, a partir de oito eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional.

 

Edição: Rafael Brais

registrado em:
Fim do conteúdo da página