Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MTur realiza encontro com interlocutores estaduais no Maranhão
Início do conteúdo da página

MTur realiza encontro com interlocutores estaduais no Maranhão

Reuniões itinerantes são realizadas para articular e promover a integração e ampliação de conhecimento entre os estados, regiões e municípios

  • Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 18h12
  • Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 18h12
  • Acessos: 1645

07_10_19_PRT_portal.jpg

Interlocutores e técnicos do MTur se reúnem em São Luís (MA). Crédito: Divulgação

O Ministério do Turismo realizou, entre os dias 2 e 5 de outubro, a 32ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), em São Luís (MA). Os encontros apoiam o trabalho realizado nos estados pelos interlocutores do MTur e dirigentes das Instâncias de Governança das Regiões Turísticas (IRG’s), que formam o Mapa do Turismo Brasileiro.

A reunião teve o apoio da Secretaria Estadual de Turismo e contou com interlocutores estaduais do setor turístico de todas as 27 Unidades da Federação, além da participação de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da prefeitura de Barreirinhas (MA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação de Empresários de Barreirinhas, da Associação de Guias dos Lençóis e a da Superintendência Lençóis e Delta.

No evento, os interlocutores debateram sobre o cenário atual do turismo e apresentaram cases de sucesso da instância de governança do estado do Maranhão. Técnicos do Ministério palestraram sobre as ações realizadas pela Pasta em 2019 e sobre a importância da categorização e do Cadastur. Também foram discutidos critérios para atualização do Mapa do Turismo para 2021, como o município apresentar plano validado pelo conselho municipal de turismo e a Instância de Governança Regional formalizada, apresentando também Plano de trabalho para cada IGR.

Durante a ocasião, foram feitas visitas técnicas ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e ao município de Caburé, onde os gestores debateram sobre a implementação e operacionalização do voucher nos municípios de Barreirinhas (MA), juntamente com a Associação de Moradores das Comunidades de Mandacaru, Vassouras e Caburé.

Para a diretora do departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Silvana Melo, os interlocutores têm papel fundamental na implementação do PRT. “Eles atuam de forma articulada, formando a Rede Nacional de Regionalização, fonte de troca de experiências, intercâmbio e inovação”, ressaltou a diretora.

A mobilização dessa rede busca estimular o fortalecimento dos processos de planejamento e gestão participativos do turismo; promover as articulações necessárias para a estruturação dos destinos turísticos; disseminar as diretrizes e estratégias sob a ótica do PRT; incentivar a criação de espaços para troca de experiências e inteligência de mercado.

A interlocutora do estado de Santa Catarina, Ana Paula Schveitzer, ressaltou a importância da certificação emitida pelo MTur. “É uma forma de reconhecer o trabalho dos interlocutores junto com as instâncias de governança e incentivá-los a encontrar resultados inovadores através de novas metodologias que atenda a todo o país”, comentou.

Para Diego Beserra, interlocutor estadual do PRT em Mato Grosso, os encontros fortalecem o papel protagonista de cada unidade da federação.  “Descentralizar o processo da regionalização torna a cadeia mais produtiva. A cada reunião descobrimos novas ações, absorvemos e adequamos as informações a nossa realidade estadual e levamos como experiência para as interlocuções regionais e municipais”, afirmou Beserra.

Edição: Rafael Brais

registrado em:
Fim do conteúdo da página