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Programa de Regionalização do Turismo Ações Unidades Federativas

Publicado: Sexta, 10 de Abril de 2020, 19h43 | Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2020, 17h13 | Acessos: 15773

O Programa de Regionalização do Turismo, disponibiliza esse espaço para divulgar dados, informações, matérias, vídeos e ações institucionais desenvolvidos pelas Unidades Federativas para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. 

Vamos compartilhar!  

 

Foram lançados 4 (quatro) editais de apoio a meios de hospedagem, restaurantes, guias de turismo e artesãos, entre eles:

1) Edital de Hospedagem;

2) Edital de Restaurantes;

3) Edital de Guias de Turismo; e

4) Edital de Artesãos.

 

Links referentes a matérias produzidas pelo Governo de Estado. 

1) Governo do Estado distribui 300 mil litros de álcool 70%
 
2) Governo de Mato Grosso beneficia mais de 55 mil famílias com kit de alimentação escolar
 
3) Governo e Senai fazem parceria para produção de 5 milhões de máscaras
 
4) Corpo de Bombeiros distribuiu 2.300 máscaras nas ruas de Cuiabá
 
5) Disponibilidade de linhas de crédito emergenciais para setor do turismo, como forma de enfrentamento aos impactos financeiros ocasionados pela pandemia da COVID-19
 
TV PAIAGUÁS 
1) Governo de MT vai distribuir 5 milhões de máscaras para hospitais estaduais e municipais
 
2) Governo lança campanha “Eu cuido de você, você cuida de mim”
 
VÍDEO 

 

Ações desenvolvidas pelo Estado do Mato Grosso do Sul:

1) Estado anuncia ações para minimizar impactos do coronavírus no turismo;

http://www.turismo.ms.gov.br/estado-anuncia-acoes-para-minimizar-impactos-do-coronavirus-no-turismo/

2) Turismo de MS e Procon assinam termo de cooperação para acordos durante pandemia;

http://www.turismo.ms.gov.br/turismo-de-ms-e-procon-assinam-termo-de-cooperacao-para-acordos-durante-pandemia/

3) Cursos profissionalizantes são opção para se manter atualizado sem sair de casa;

http://www.turismo.ms.gov.br/cursos-profissionalizantes-sao-opcao-para-se-manter-atualizado-sem-sair-de-casa/

4) Conselho do FCO aprova R$ 95 milhões em novos empreendimentos para MS;

http://www.ms.gov.br/conselho-do-fco-aprova-r-95-milhoes-em-novos-empreendimentos-para-ms/

5) Com 60 mil cestas alimentares, Governo do Estado vai atender famílias nos 79 municípios de MS;

http://www.ms.gov.br/com-60-mil-cestas-alimentares-governo-do-estado-vai-atender-familias-nos-79-municipios-de-ms/

6) Emissão de Boletins atualizados diarimente a respeito da evolução do COVID-19 em MS;

http://www.coronavirus.ms.gov.br/

7) Observatur MS lança pesquisa para levantar impactos da pandemia no setor e nortear ações para o turismo; 

http://www.turismo.ms.gov.br/observatur-ms-lanca-pesquisa-para-levantar-impactos-da-pandemia-no-setor-e-nortear-acoes-para-o-turismo/

 

Diversas ações sensibilização, informação, divulgação e promoção em nossas Redes Sociais:

FACEBOOK: visitmsoficial

INSTAGRAM: visitmsoficial

Site: http://www.visitms.com.br/br

Twitter: visitmsoficial

 

Ações desenvolvidas pelo Governo de Estado, Secult, IGRs e Fecitur em relação ao enfrentamento ao Coronavírus.

Link referente a matéria Secult com diversas ações que MG executou/ está executando: 

www.secult.mg.gov.br/component/gmg/story/5536-governo-de-minas-gerais-adota-medidas-para-diminuir-impacto-da-crise-no-setor-turistico-em-meio-a-pandemia-do-coronavirus.

 

O Observatório do Turismo em Minas Gerais publicou uma série de posts no Facebook referentes ao impacto do turismo em Minas Gerais:

1) Nºs Cadastur em Minas Gerais, 2 anos de implementação do sistema 3.0;

https://www.facebook.com/photo?fbid=1536158649878674&set=a.613823235445558 

2) Transferência de recursos por meio do ICMS Turismo no estado;

https://www.facebook.com/photo?fbid=1530357247125481&set=a.613823235445558 

3) Medidas emergências em Minas Gerais;

https://www.facebook.com/photo?fbid=3012686308790644&set=pcb.3012796795446262 

4) Dados econômicos do turismo no estado;

https://www.facebook.com/photo?fbid=1530415700452969&set=a.613823235445558 

5) Empregados no setor do turismo em Minas Gerais;

https://www.facebook.com/photo?fbid=1529290833898789&set=a.613823235445558 

6) Estabelecimentos formais ligados ao turismo; e

https://www.facebook.com/photo?fbid=1529481470546392&set=a.613823235445558

7) Regionalização do turismo em Minas Gerais. 

https://www.facebook.com/photo?fbid=1529594577201748&set=a.613823235445558 

 

Ações executadas pela Fecitur e IGRs:

1) Serras Verdes - https://www.instagram.com/p/B-iAw1-KG2f/ - (abordando a oportunidade de melhoria do atendimento virtual neste período);

2) Serras Verdes - https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3278542852178555&id=283866718312865 - (Vídeo "Sou Mantiqueira);

3) Trilha dos Inconfidentes - https://www.instagram.com/p/B-XUjqUFGfB/ - (campanha "Compre de quem está próximo", valorização do mercado local);

4) Trilha dos Inconfidentes - https://www.instagram.com/p/B-NtbZhFpmf/- (Atualização dos inventário turístico);

5) Guimarães Rosa - https://www.instagram.com/p/B-I3AqmlRQS/  - (Campanha para valorização do mercado local); e

6) Fecitur - https://www.instagram.com/p/B-rQVfBFAv4/?utm_source=ig_web_copy_link - (Campanha "Em breve esperamos vocês").

 

Medidas Emergenciais para o Setor de Turismo

 Agência de Desenvolvimento Regional Circuito Turístico Serras e Cachoeiras

1) Boletins Epidemiológicos atualizados diariamente;
 
2) Barreiras sanitárias e fechamento de algumas entradas da cidade;
 
3) Isolamento de praças públicas de maior aglomeração;
 
4) Desinfecção de praças, shopping, avenidas, ruas;
 
5) Reuniões diárias com o Prefeito William, juntamente com a Secretaria de Saúde e demais Secretarias Municipais, Promotores, Médicos, Coordenadores dos Postos de Saúde, Imprensa, Polícia Militar e outras entidades;
 
6) Vacinação domiciliar e Postos de saúde , e na Policlínica sistema Drive- Thru;
 
7) Comunicados a população e comunicados em carros de propagandas.
 
 Links:
 
 

Circuito Turístico das Águas de Minas Gerais

Links: no facebook:

1) Campanha para os municípios de Minas Gerais que estão Regionalizados: “Inventário Turístico”.

https://www.facebook.com/circuitodasaguasoficial/photos/rpp.582418088538308/2893581690755258/?type=3&theater

https://www.facebook.com/circuitodasaguasoficial/photos/a.724741364305979/2891193634327397/?type=3&theater

https://www.facebook.com/circuitodasaguasoficial/photos/a.724741364305979/2888972267882867/?type=3&theater

https://www.facebook.com/circuitodasaguasoficial/photos/a.724741364305979/2886980998081994/?type=3&theater

https://www.facebook.com/circuitodasaguasoficial/photos/a.724741364305979/2882205718559522/?type=3&theater

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2843474822403207&set=a.735474779869899&type=3&theater

2) Campanha “Em breve esperamos vocês”.

https://www.facebook.com/circuitodasaguasoficial/photos/a.724741364305979/2878443492269078/?type=3&theater

3) Fortalecimento das Campanhas de Minas Gerais.

https://www.facebook.com/CulturaeTurismoMG/photos/a.440501326009168/3056102454449029/?type=3&theater

https://www.facebook.com/circuitodasaguasoficial/photos/pcb.2877736249006469/2877735892339838/?type=3&theater

https://www.facebook.com/circuitodasaguasoficial/photos/a.595211777258939/2858648747581886/?type=3&theater

https://www.facebook.com/MinisteriodoTurismo/photos/pcb.3077414668956624/3077374452293979/?type=3&theater

4) Campanha “Divulgação de cursos e palestras fortalecendo a necessidade de capacitação dos vários setores da economia local”.

https://www.facebook.com/circuitodasaguasoficial/photos/pcb.2875575452555882/2875575392555888/?type=3&theater

https://www.facebook.com/circuitodasaguasoficial/photos/pcb.2873369909443103/2873369772776450/?type=3&theater

https://www.facebook.com/circuitodasaguasoficial/photos/a.724741364305979/2872173499562744/?type=3&theater

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2847726981977991&set=a.735474779869899&type=3&theater

5) Campanha “FUMTUR dos municípios regionalizados de Minas Gerais”.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2856502544433768&set=a.735474779869899&type=3&theater

6) Campanha “Programa de Regionalização de Minas Gerais”.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2854278577989498&set=a.735474779869899&type=3&theater

7) Campanha “Conselho Municipal de Turismo”.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2852199751530714&set=a.735474779869899&type=3&theater

8) Campanha “Cadastur para empresas e prestadores de serviço do Turismo”.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2845611255522897&set=a.735474779869899&type=3&theater

9) Campanha “Instâncias de Governança Regional do Turismo em Minas Gerais – Circuitos Turísticos”.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2840088356075187&set=a.735474779869899&type=3&theater

10) Campanha: “Não cancele, Remarque.

https://www.facebook.com/observatorioturismomg/photos/a.613823235445558/1529594577201748/?type=3&theater

https://www.facebook.com/CulturaeTurismoMG/photos/a.440501326009168/2994035517322390/?type=3&theater

https://www.facebook.com/circuitodasaguasoficial/photos/a.724741364305979/2827649230681838/?type=3&theater

 

Circuito Turístico das Águas de Minas Gerais

Links: no instagram:

1) Vídeo Institucional.

https://www.instagram.com/p/B95BtP3gcJt/

2) Campanha para os municípios de Minas Gerais que estão Regionalizados: “Inventário Turístico”.

https://www.instagram.com/p/B-Mnz4GA43O/

3) Campanha “Em breve esperamos vocês”.

https://www.instagram.com/p/B_Cgz94AEr8/

https://www.instagram.com/p/B-_zT6oAp6E/

https://www.instagram.com/p/B-9SOujgKza/

https://www.instagram.com/p/B-66kRbgACI/

https://www.instagram.com/p/B-1jN4KALw4/

https://www.instagram.com/p/B-xJnkBg66C/

4) Fortalecimento das Campanhas de Minas Gerais.

https://www.instagram.com/p/B--vL0Hg5A6/

https://www.instagram.com/p/B-wZfp8gnFJ/

https://www.instagram.com/p/B-ZbZ3ygSZ4/

5) Campanha “Divulgação de cursos e palestras fortalecendo a necessidade de capacitação dos vários setores da economia local”.

https://www.instagram.com/p/B-t5GTcgVjC/

https://www.instagram.com/p/B-rO6jMAwdh/

https://www.instagram.com/p/B-ppjrIAG-8/

https://www.instagram.com/p/B-RfJYngPQR/

6) Campanha “FUMTUR dos municípios regionalizados de Minas Gerais”.

https://www.instagram.com/p/B-b7m0SgIH2/

7) Campanha “Programa de Regionalização de Minas Gerais”.

https://www.instagram.com/p/B-ZNYgHADO6/

8) Campanha “Conselho Municipal de Turismo”.

https://www.instagram.com/p/B-WqpBcA7cO/

9) Campanha “Cadastur para empresas e prestadores de serviço do Turismo”.

https://www.instagram.com/p/B-O_sR6Av2Q/

10) Campanha “Instâncias de Governança Regional do Turismo em Minas Gerais – Circuitos Turísticos”.

https://www.instagram.com/p/B-Ihys_gz31/

11) Campanha: “Não cancele, Remarque.”

https://www.instagram.com/p/B92Pb0NAQJW/

 

Circuito do Ouro  em Minas Gerais:

1. Campanha "Os roteiros do Circuito do Ouro te esperam". O objetivo da mesma,é reforçar a importância do distanciamento social, neste momento, recomendar os cuidados necessários e mostrar as possibilidades de viagem por nossos roteiros, assim que possível.

Vídeo:

https://youtu.be/C_mv6Ei0Qyc

 

Ações contra o Covid-19, ligadas ao turismo, realizadas em Ouro Preto/MG:

1) Campanha: Visite depois;
 
2) Campanha: Obrigado por ficar em casa;
 
 
Circuito Turístico Serras e Cachoeiras
 
1) Ação do município de Pirapetinga: Conheça o AkiPertim.com (www.akipertim.com).
 
Com a Pandemia Mundial de COVID-19 os estabelecimentos não essenciais foram orientados a fecharem suas portas e seus proprietários ficaram imaginando como poderiam evitar fechar para sempre.
Alguns passaram a oferecer o serviço de delivery e usaram as redes sociais para divulgar seus produtos.
 
O que até funciona, mas as publicações em redes sociais tem um tempo curto de visibilidade, o que faz com que quem não visualizar em até algumas horas, não encontre mais tão facilmente aquele anúncio, tendo que navegar por outras publicações.
 
Percebendo isso, a Prefeitura (Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo), a CDL, o Circuito Turístico Serras e Cachoeiras e algumas empresas locais resolveram que, além de orientar os comerciantes a cuidarem de sua saúde, era preciso criar uma forma mais direta de continuarem em contato com seus clientes, anunciando a forma de venda e entrega de seus produtos e serviços, e sem abrir mão do poder das redes sociais.
 
Foi então que com nosso "jeitim minerim" de ser e de falar que criamos os site e aplicativos "akipertim.com".
 
Em poucos cliques você anuncia gratuitamente seus produtos, serviços ou sua loja no AkiPertim e automaticamente seu anúncio também é publicado no instagram e em vários grupos de venda no facebook. O AkiPertim.com funciona tanto em computadores quando em celulares android e iphones, assim, seu cliente pode lhe chamar diretamente no whatsapp em apenas um clique.
 
Experimente! Divulgue!
 
Quanto mais gente anunciar, mas as pessoas poderão encontrar "tudim akipertim", fortalecendo o comércio local e sem precisar sair de casa durante a pandemia.
 
Basta acessa AkiPertim.com para encontrar centenas de estabelecimentos locais, podendo ainda navegar pelas categorias diversas ou filtrar por opções como endereço, proximidade, ou por exemplo, só quem trabalha com entrega a domicílio.
 
Vamos juntos vencer o Coronavírus!
 
Vídeo:
 
Apresentação: Planejamento Estratégico para o Turismo Municipal Pós Pandemia.
 

Adetur Litoral: momento de pandemia com imagens dos 7 municípios do Litoral. 

 http://regionalizacao.turismo.gov.br/images/Video%20Chamada%20Litoral.mp4

Região Vale do Taquari - RS:

1) Ações do Turismo para enfrentamento do durante e pós COVID-19.

Vídeo: 

 http://regionalizacao.turismo.gov.br/images/VID-20200407-WA0011.mp4

 

Instância de Governança Regional Uva e Vinho da Serra Gaúcha - RS:

A Atuaserra, Instância de Governança Regional Uva e Vinho da Serra Gaúcha, tem unido forças com os municípios da Região e demais associados com foco em buscar ações para a retomada ordenada da dimensão do turismo que foi gravemente afetado pela pandemia Covid-19.
No mês de abril, amplas discussões ocorreram juntos às microrregiões da Região Uva e Vinho e cada uma definiu ações especificas de acordo com a realidade do nível de desenvolvimento turístico do município e do número de casos. O detalhamento pode ser conferido abaixo:
 
Estas ações na esfera microrregional foram base para a última reunião realizada junto ao grupo gestor da Atuaserra (grupo eleito pelos Associados para representação) realizada na segunda-feira, 04 de maio de 2020 por meio de videoconferência. Dentro das 4 competências principais de atuação da entidade, conforme prevê o Programa de Regionalização instituído pelo Ministério do Turismo, foram traçadas as ações do plano de trabalho para apoio aos municípios no enfrentamento desta pandemia devido ao Covid-19.
 
1) Ações:
 
No eixo de planejar e coordenar as ações, em âmbito regional e local, como primeira ação estabeleceu-se a realização deste plano de trabalho regional.
 
Seguindo, também se definiu que a IGR deverá articular e coordenar a retomada ordenada do calendário de eventos regional para o segundo semestre e, que os municípios deverão priorizar a realização dos eventos em espaços abertos (se possível), bem como cada represente deverá trazer sugestões de datas para a realização dos mesmos já na próxima assembleia regional. Ainda no eixo de planejamento, falou-se de cada município buscar ou retomar a criação dos espaços abertos, como parques, trilhas entre outros. A equipe técnica da Atuaserra, composta por arquitetos, engenheiro ambiental, historiadores, museólogos entre outros irá apoiar e instruir a viabilidade destes espaços. A IGR também conta com a parceria de diversas entidades como o SEBRAE, EMATER, SENAR, Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, Centro Universitário UNICNEC, Universidade de Caxias do Sul – UCS, Universidade Federal do Paraná – UFPR, entre outros. Esta ação visa atender a demanda crescente de busca por espaços verdes e abertos.
 
Sob a perspectiva de articular, negociar e estabelecer parcerias, em âmbito regional e local, o grupo gestor definiu duas principais ações:
 
A primeira diz respeito ao compartilhamento de imagens e vídeos com falas positivas sobre a região, onde cada município deverá compartilhar com a IGR estes documentos ou mesmo marcar direto nas páginas das mídias sociais, dessa forma o conteúdo será replicado e aumentará o número de pessoas alcançadas. A segunda ação visa organizar uma campanha regional para a retomada do turismo, com incentivos para que o morador local, visite prioritariamente as atrações regionais.
 
Para atender a competência de monitorar e avaliar as ações do Programa de Regionalização, em âmbito local estabeleceu-se que a Atuaserra IGR, como primeira ação deverá monitorar municípios e ações do cumprimento deste plano aqui descrito. Seguindo, deverá também monitorar a adequação dos planos municipais de turismo para enfrentamento e superação deste momento, além de estimular a busca de uma maior aproximação com as equipes de saúde de cada município.
 
Por fim, no eixo de produzir e disseminar dados e informações foi aprovado como primeira ação a divulgação do manual de boas práticas para o mailing de empreendimentos turísticos.
 
Também foi aprovada a aplicação de pesquisa sobre o comportamento do consumidor para o período de retomada.
A atualização das ferramentas digitais também foi validada, com algumas ações em andamento, a perspectiva é de se lançar num breve período de tempo, um novo site www.serragaucha.com, visando a divulgação promocional da Serra Gaúcha.
 
Ainda, na próxima semana a Atuaserra promoverá na sexta-feira, 15 de maio de 2020 às 10h uma live no www.facebook.com/atuaserra com a consultora Vaniza Schuler sobre os caminhos para destinos turísticos pós pandemia, visando a hora do retorno.
 
Ações para retomada do Turismo em Bento Gonçalves - RS - Região Uva e Vinho.
 
 
Ações para retomada do Turismo em Pampa Gaúcho - RS 
 
 
Região Turística Vale Germânico:
 
 
Vale do Paranhana/RS:
 
  • Ações para o enfrentamento à Covid-19:

 

Vídeo: https://youtu.be/-1oRFrwk7jE

 

Região Centro-Serra/RS:

A região Centro Serra, é uma região turística, nova no Rio Grande do Sul, estamos começando a nos estruturar, para bem atender aos nossos visitantes assim que for possível recebe-los em segurança e tomando todas as medidas dos órgãos de saúde.
Temos atrativos consolidados e procurado por muitas pessoas da região. Somos privilegiados pelas nossas paisagens naturais, bem como culturais, com a característica de população hospitaleira.
Em meio a Pandemia de COVID-19, os municípios veem tomando várias ações para prevenir a proliferação do vírus, até o momento somos privilegiados sem nenhum caso positivo entre os 8 municípios regionalizados.
Uma das ações da IGR, foi desenvolver uma amostra popular de fotos “Uma foto vale mais que mil palavras”, tendo como objetivo divulgar e incentivar o turismo na região Centro-Serra.

 

Região das Hortênsias - RS:

A Regional de Rondônia realizou semana passada dia 17/04/20 (sexta-feira as 9h30) uma live com o colega Gestor de Instâncias de Governança de Minas Gerais, Sr. Igor Diniz.
A live teve a participação de profissionais que trabalham com turismo nos 7 polos de Rondônia. Foi apresentada pelo Superintendente de Turismo de Rondônia, Sr. Gilvan José Pereira Junior.
Durante a live foram esclarecidas dúvidas dos profissionais quanto aos procedimentos de instalação das IGR'S, possibilidades de captação de recurso e os efeitos da pandemia no Turismo. 
Ressaltamos ainda, a participação dos Colegas do Estado de Tocantins, Acre, Goiás, Minas Gerais, Brasília, também participaram do Encontro.
 
 
Ações realizadas pela Santur frente ao COVID-19:
 
1) Participação ativa no Grupo de Ações Coordenadas para enfrentamento da crise causada pelo COVID-19;

2) Participação ativa no Comitê Econômico do Governo do Estado para enfrentamento da crise causada pelo COVID-19;

3) Participação no Fornatur para discussão de demandas junto ao Ministério do Turismo;
 
4) Realização de informes e boletins semanais para o trade turístico informando sobre todas as medidas tomadas;

5) Compartilhamento de conteúdo pertinente em site www.santur.sc.gov.br , mídias digitais @santur.sc e grupos de WhatsApp;
 
6) Operação COVID-19 Hospedagens em hotéis de Florianópolis e São José.
 
7) Criação de um Manual de orientação de práticas para o setor hoteleiro
 
8) Retirada segura dos turistas estrangeiros presentes no estado;
 
9) Realização da Pesquisa de Sondagem Empresarial dos impactos da Covid-19 no turismo catarinense;
 
10) Elaboração de dashboards com dados turísticos para comparação do impacto da Covid-19;
 
11) Seleção de cursos à distância gratuitos de qualificação com foco no Turismo;
 
Manual  de boas práticas - Hotéis e Pousadas - (Santur);
 
Links:
 

Iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo visa ajudar empresas do setor a amenizar os efeitos da crise motivada pela COVID-19.

Passo a Passo: como ter acesso a linhas de crédito para o Turismo.

Em meio aos efeitos da crise motivada pelo coronavírus, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo lançou uma cartilha com orientações para facilitar o acesso de empresas do setor a linhas de crédito oferecidas por instituições financeiras.

Algumas destas instituições, como BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, já eram parceiras da Secretaria no Programa de Crédito Turístico, lançado em setembro do ano passado com a Desenvolve SP.

Neste ano, o projeto também ganhou as parcerias do Banco do Povo, do Sebrae e da Invest SP.

Links:
http://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/126891/messages/9?email=O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.&c=1586899075&contact_id=17262&envelope_id=4
https://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/126891/messages/9/clicks/17262/3?envelope_id=4

1) A equipe da Secretaria de Turismo do Estafo de SP/InvestSP realizou um estudo de índice de casos da Covid-19 por habitantes nas Estâncias e Municípios de Interesse Turístico, em grupos de cidades com até 100 mil habitantes e de 100 mil a 1 milhão. Os resultados são interessantes e vale como monitoramento das regiões turísticas. Além disso, nosso documento divulga a pesquisa do Sebrae/Abeoc/UBRAFE em andamento sobre o mercado de eventos, para que todos participem - file:///C:/Users/Amaral/Downloads/COVID_PAPER_14_04_20.pdf.

2) Estudo do CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo) da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo,  realizado com 146 destinos turísticos paulistas, entre Estâncias e MITs (Municípios de interesse turístico). Destaca-se a visão das cidades sobre a retomada das atividades, bem como o que fizeram para atender as medidas restritivas de circulação. Trazemos também um relato de reunião virtual com participação das pastas de Desenvolvimento Regional e Habitação com prefeitos e secretários destes municípios.

http://regionalizacao.turismo.gov.br/images/COVID_PAPER_15_04_20%20(1).pdf.

3) Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo diariamente tem publicado Boletins com dados e informações acerca do COVID-19 com o objetivo de manter os gestores públicos da atividade turística, o trade e a população informados sobre este momento delicado em que estamos vivendo. Para ter acesso aos boletins diariamente publicados, basta acessar o site da Secretaria de Turismo ou o link: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=1760.
 
16/04/20 - relatório da OMT (Organização Mundial do Turismo) sobre restrições e viagens e um estudo da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que inclui diferentes cenários na retomada econômica;
 
17/04/20 - pesquisa do FOHB sobre a operação dos hotéis no Brasil, voucher criado pela cidade de Socorro com desconto pós pandemia, a preparação de Ilhabela para a futura retomada das atividades e ação da Accor para "certificar" a higienização dos hotéis na Europa;
 
22/04/20 - os planos de retomada das atividades no Estado de São Paulo, a atualização da IATA na retomada das viagens aéreas, a pesquisa da FGV sobre impacto da Covid-19 no Turismo, atualizações do Crédito Turístico e mensagem do Secretário de Turismo aos agentes de viagens;
 
23/04/20 - reunião com o trade sobre os planos e protocolos de retomada do turismo, link da live do Crédito Turístico SP que acontecerá amanhã, uma pesquisa do Sebrae sobre comportamento do viajante e o voucher de descontos para turismo em São Francisco Xavier, além dos dados do IBGE sobre atividades turísticas pré-crise;
 
24/04/20 -  02 (dois) levantamentos realizados pela equipe do CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo) da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo: Análise da reprogramação de voos internacionais em Guarulhos/ Viracopos e pesquisa com municípios turísticos: lista de boas práticas dos destinos no enfrentamento à crise. Além disso, atualizações do crédito turístico SP e uma mensagem do Secretário de Turismo sobre reunião com o trade.
 
27/04/20 - destaque para as atualizações de pesquisa Panrotas/Mapie sobre intenção de viagens, Argentina lança campanha para retomada e insights da abertura dos parques temáticos nos EUA.
 
28/04/20 - atualizações do FOHB sobre o desempenho hoteleiro do primeiro trimestre, curso gratuito online da Amadeus, roteiro da ONU sobre os planos de retomada e atualizações sobre o Crédito Turístico SP.
 
29/04/20 - prorrogação dos convênios com 45 municípios. Além dos temas fixos, nas últimas edições demos destaque ao "dia seguinte": como os especialistas preveem o "novo normal", hoje com restaurantes. Conteúdo importante para a futura retomada das atividades.
 
30/04/20 - o setor de eventos: pesquisa do Visite São Paulo com o calendário do segundo semestre de 2020 e início de 2021, iniciativas do WTM para disponibilização de conteúdo online e da Canton Fair (China) para realização de uma das maiores feiras do mundo, agora 100% virtual. Contudo, um destaque importante nas boas práticas locais vai para o Vale do Futuro: iniciativa de grupos locais está garantindo a compra de cestas básicas para as famílias que vivem de turismo na região do Petar.
 
04/05/20 - pesquisa da Abracorp sobre o primeiro trimestre no mercado corporativo, o adiamento da Expo Dubai 2020 para o próximo ano, o Passaporte Mantiqueira (voucher turístico) como boa prática para enfrentamento da crise e o primeiro texto de uma série que publicaremos sobre gestão de riscos, desenvolvido pelo BID.
 
05/05/20 - Pesquisa do Sebrae/Ubrafe/Abeoc sobre o setor de eventos, o futuro das viagens segundo o WTTC, GRU Airport e o apoio a produção local de máscaras, atualizações de créditos e o segundo texto da série sobre gestão de riscos (BID).
 
06/05/20 - report 46, com destaque especial ao Mutirão do Turismo. Ainda, atualizações do Crédito Turístico SP, curso grátis em Santos para profissionais do turismo e o terceiro texto da série sobre gestão de risco.
 
07/05/20 - report 47 destaca a pesquisa realizada pela Rede Nacional de Observatórios de Turismo, da qual o CIET é membro, com mais de 4200 empresas participantes, sendo 1429 em São Paulo. Além disso, previsões da OMT divulgadas hoje sobre a retomada, atualizações de crédito turístico e um novo texto da série sobre Gestão de Risco.
 
11/05/20 - report 49 traz uma pesquisa feita com os destinos paulistas, em atendimento a uma demanda da Prefeita Daniela de Monteiro Lobato, e orientada pelo Secretário Executivo Marcelo: movimento de segunda residência e de turistas nos MITs e Estâncias. Além disso, importantes atualizações de crédito turístico, obras no Aeroporto de Congonhas e atualizações da OMT sobre os destinos mundiais. 
 
12/05/20 - atualizações do Google Trends sobre Turismo em São Paulo (termos e buscas reacionadas), Pesquisa da Skift sobre a retomada do mercado de eventos, Gol implanta uso de máscaras em todos os voos, atualizações de crédito turístico e um olhar sobre as projeções do FMI e nosso mercado internacional.
 
13/05/20 - O boletim n. 51 traz uma importante pesquisa realizada pelo M&E/ Cap Amazon com 400 agentes de viagens, sobre o foco no turismo doméstico no pós-pandemia, curso sobre formalização em Limeira, boas práticas das locadoras de veículos, atualizações do mercado da IATA e as oficinas virtuais promovidas pela Secretaria.
 
14/05/20 - atualizações do IBGE sobre as atividades turísticas em março, planos de retomada das empresas aéreas da América Latina e como Olímpia/SP está reinventando seu tradicional Festival do Folclore. Destaque para a entrega do projeto das Rotas Cênicas do Vale do Ribeira, que aconteceu na manhã de hoje.
 
21/05/2020 - reunião com lideranças empresariais na tarde de hoje com o objetivo de traçar o plano comercial de retomada das atividades. Ainda, oficinas culturais online em Ribeirão Preto, adesão de diversas cidades a campanha "Quarentena não é férias", dados atualizados da ABLA sobre locação de veículos e pesquisa da Abrasel sobre situação dos bares e restaurantes em maio.
 
01/06/2020 - pesquisa da Abracorp sobre o mercado corporativo. Ainda, boa prática em Ilha Comprida (confecção de máscaras por artesãos), atualização sobre as restrições em destinos mundiais pela OMT e divulgação de pesquisa em andamento sobre turismo e Covid-19 realizada pelo site Catraca Livre.
 
 
 
São Sebastião/SP:

 

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