Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reunião nacional do PRT reforça papel do programa para a retomada do turismo
Início do conteúdo da página

Reunião nacional do PRT reforça papel do programa para a retomada do turismo

Especialistas do setor participaram do encontro e ressaltaram a importância dos representantes do programa para o desenvolvimento turístico

  • Publicado: Quinta, 28 de Maio de 2020, 14h04
  • Última atualização em Quinta, 28 de Maio de 2020, 14h19
  • Acessos: 2035

Por Vanessa Castro

PRT.jpg

O Ministério do Turismo realizou, nesta terça-feira (26.05), a I Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) de 2020. O encontro virtual teve o objetivo de reforçar o entendimento sobre a importância das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), principalmente em meio à pandemia do novo coronavírus, e contou com a participação dos representantes do PRT nas 27 Unidades da Federação.

O secretário nacional substituto de Estruturação do Turismo, Hercy Filho, destacou a necessidade de se realizar encontros periódicos do PRT junto às IGRs. “Agora, mais do que nunca, precisamos nos comunicar e nos aproximar dos interlocutores do PRT. Quem melhor do que eles para conhecerem os pontos fortes de cada região e, assim, criar a melhor estratégia de retomada do turismo?”, ressaltou o secretário.

Os especialistas em Turismo Mário Beni e Ivane Fávero foram convidados para falar sobre o tema durante a reunião. Beni fez um panorama da história da Regionalização e destacou a relevância dos interlocutores estaduais. “É muito importante conhecer o passado e usá-lo como instrumento para criar um futuro ainda melhor. Os interlocutores têm a importante responsabilidade de levar as diretrizes e os eixos estruturantes da Regionalização até a ponta, onde acontece o turismo de fato”, comentou.

Para Ivane Fávero, em um país continental como o Brasil, a comunicação entre as instâncias federal, estaduais e municipais é indispensável para se criar um turismo forte e alinhado com políticas públicas. “O MTur vem realizando um papel vital para aproximar os estados, municípios e regiões turísticas das políticas nacionais. Os interlocutores são a teia que nos une ao MTur”, apontou.

Já a coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do MTur, Ana Carla Moura, defendeu uma comunicação próxima com atores locais do PRT para garantir ações mais assertivas no desenvolvimento do turismo nacional.  “Temos que nos unir para planejar soluções efetivas que nos ajudem a sair dessa crise e desenvolver um turismo ainda mais forte e sólido no pós-pandemia”, concluiu.

ORIENTAÇÕES - A fim de orientar gestores do PRT sobre a elaboração de planos de trabalho, o MTur criou um tutorial que explica as etapas necessárias à construção do documento, como a definição de metas, objetivos e indicadores. A iniciativa busca facilitar o entendimento do processo e ressaltar a importância do documento ao desenvolvimento de estratégias e ações. (Acesse o tutorial aqui).

A Coordenação-Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do MTur também oferece um espaço no portal do PRT para mostrar a evolução das governanças do programa, como medidas adotadas em meio à pandemia. Os representantes do PRT em cada estado podem encaminhar dados, reportagens e vídeos relacionados ao combate à Covid-19, que são compilados em um único site, com o objetivo de ajudar na divulgação. Os interessados na publicação de materiais devem encaminhar um e-mail para o endereço eletrônico regionalizacao@turismo.gov.br.

Edição: André Martins

registrado em:
Fim do conteúdo da página