Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Gestores já podem inserir dados no sistema de informações do Mapa do Turismo
Início do conteúdo da página

Gestores já podem inserir dados no sistema de informações do Mapa do Turismo

Segunda etapa de atualização estabelece que gestores forneçam documentos no site do MTur e contribuam para um novo cenário turístico

  • Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 18h07
  • Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2017, 18h07
  • Acessos: 4993

Por Nayara Oliveira


Arraial do Cabo (RJ). Crédito: Embratur

Começa nesta quinta-feira (01), o período para que gestores públicos incluam informações e documentos de suas regiões e municípios no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo (SISPRT). Os dados poderão ser enviados até 31 de julho de 2017. As informações servirão para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta importante para definir a estratégia de atuação do Ministério do Turismo.

A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro a cada dois anos é uma das ações previstas dentro do Brasil + Turismo, pacote de medidas do governo federal para desenvolver o setor no país. O processo respeitará o primeiro ano de mandato dos prefeitos municipais e dos governadores estaduais e do Distrito Federal.

“O Mapa do Turismo é uma ferramenta extremamente importante para nortear o trabalho desenvolvido pelo ministério, e por isso é primordial que os gestores participem ativamente de sua atualização de maneira a assegurar que todos os nossos destinos turísticos sejam identificados e possam, dessa maneira, ser beneficiados”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Atualmente, o Brasil possui 2.175 municípios divididos em 291 regiões turísticas. Para ser incluído no Mapa, o município precisa ter um órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente e apresentar o Termo de Compromisso assinado por prefeito municipal ou dirigente responsável pela pasta de turismo, conforme modelo disponibilizado no Sistema. Também é importante atender as exigências do seu Estado para a composição das suas respectivas regiões.

REGIONALIZAÇÃO - A regionalização foi estabelecida pela lei 11.771/2008 e possibilita a troca de conhecimento entre as cidades brasileiras por meio da coleta de informações que auxiliem na criação de uma Rede Nacional de Regionalização do Turismo e que englobe interlocutores estaduais, regionais e municipais. Em caso de dúvidas ou mais informações sobre o processo, entre em contato com a área técnica da Coordenação Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, por meio do e-mail regionalizacao@turismo.gov.br e os telefones (61) 2023-8144/7269.

Informações adicionais sobre a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e os critérios a serem atendidos poderão ser obtidas no endereço: www.regionalizacao.turismo.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página